Rumo às Missões: sessão comentada do filme “Portuñol”, de Thais Fernandes
Restam poucos ingressos

Rumo às Missões: sessão comentada do filme “Portuñol”, de Thais Fernandes

Rumo às Missões - Instituto Ling recebe a Mostra de Cinema das Missões

Data e hora

terça, 22 out 2024 19:00 até 21:00 GMT-3

Localização

Instituto Ling

João Caetano , 440 Três Figueiras Porto Alegre, RS 90470260 Brazil

Sobre este evento

  • O evento dura 2 horas

O Instituto Ling, em parceria com a Mostra de Cinema das Missões, tem o prazer de apresentar a programação Rumo às Missões, com exibição de dois filmes brasileiros em sessões comentadas por diretores e convidados, antecipando o clima do que vai rolar na segunda edição da mostra.

A Mostra MCM valoriza o patrimônio histórico de São Miguel das Missões com sessões ao ar livre, promovendo um encontro contemplativo com o ambiente. A região das Missões, que abrange Brasil, Argentina e Paraguai, reflete um patrimônio compartilhado. A mostra celebra essa convivência cultural por meio de curtas nacionais e internacionais. As exibições, nas ruínas da catedral de São Miguel, ocorrem à noite, acompanhadas de debates e palestras durante o dia. A segunda edição ocorrerá nos dias 15 e 16 de novembro.

Na segunda e última exibição da programação Rumo às Missões, o filme escolhido é o longa-metragem documental Portunõl, da diretora Thais Fernandes, que explora as relações culturais e linguísticas nas fronteiras do Brasil. A obra foi premiada como Melhor Longa-Metragem Gaúcho no Festival de Cinema de Gramado, em 2020. Após a sessão, teremos um debate com a documentarista Thais Fernandes e o doutor em Letras Ricardo Barberena, com mediação de Darius Pippi, idealizador da MCM.


Sinopse:

Portuñol faz uma viagem através da cultura fronteiriça do Brasil com seus vizinhos hispanohablantes. O portuñol, essa língua que nasce da intersecção de culturas, é pretexto para falar da gênese da América Latina. Um filme de estrada que no trajeto vai desfazendo limites físicos e desvendando a latinidade que une personagens diversos. Uma viagem de desconstrução que não busca uma resposta, mas sim romper todas as possíveis certezas do que significa existir nas bordas de definições culturais.

Brasil | 2020 | 70 min | Não Ficção | 14 anos


Sobre os debatedores:

Thais Fernandes é documentarista. Há mais de 15 anos trabalha como editora/diretora de projetos audiovisuais para televisão e cinema. Desde 2024 é egressa do DOCNOMADS - mestrado Erasmus Mundus focado em direção de documentários. Dirigiu os curtas "Contrato de Amor" (Festival de Gramado 2013), "Navegantes" (Curta Cinema 2015) e "Um Corpo Feminino" (BFI 2018). Assina a produção executiva, pesquisa e edição de vídeo do webdocumentário "A Cidade Inventada" (DOKLEIPZIG 2017). Em 2020 lançou "AFINAL, QUEM É DEUS?" (Prix Jeunesse 2020), sua primeira série de TV, e seu primeiro longa-metragem - PORTUÑOL - vencedor do prêmio de melhor longa-metragem gaúcho no 48º Festival de Cinema de Gramado. Para 2024 prepara o lançamento de "Memórias de um Esclerosado", documentário de longa-metragem sobre a vida do cartunista brasileiro Rafael Corrêa.

Ricardo Barberena possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Pós-Doutorado (2009), intitulado "Paisagens limiares na contemporaneidade brasileira: representações da identidade no Cinema e na Literatura", pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PUCRS). Coordena o Grupo de Pesquisa "Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade". Membro do Grupo de Pesquisa de Pesquisa do CNPq GELBC (Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea). Atuação docente na área de Letras (Teoria Literária), com ênfase em Literatura Brasileira Contemporânea. Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS.


Mediação:

Darius Pippi é designer e comunicador, graduado pela School of Visual Arts (SVA-NYC) e pela ESPM Sul. Desde 2014, Darius atua como diretor de arte em produtoras de vídeo, estúdios de animação e escritórios de design. Em 2023, idealizou a Mostra de Cinema das Missões, como uma forma de valorizar a importância histórica da região onde nasceu. Hoje, é responsável pela direção criativa da Mostra.


Esta atividade é apresentada pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Massey Ferguson e Grupo Redemaq, realização do Instituto Estrela Radiante, Lora.movie e Quattro Projetos, apoio de Tenondé Park Hotel, IPHAN e Prefeitura de São Miguel das Missões.


Organizado por