É com entusiasmo que o Instituto Ling recebe novamente o Fantaspoa, festival de cinema dedicado aos gêneros de ficção científica, fantasia e horror mais importante da América Latina, para sua 21ª edição.
Em 2020, durante a pandemia de COVID-19, O Poço (2019), um longa-metragem de baixo orçamento filmado de forma quase independente a partir da adaptação de uma peça de teatro que ninguém quis montar, tornou-se o filme mais assistido da Netflix. A partir desse momento, os roteiristas e o diretor, surpreendidos pelo sucesso, retornaram ao Poço, trancando-se nele para trabalhar em uma sequência que nunca haviam planejado escrever. Nesta masterclass, o roteirista e diretor espanhol Pedro Rivero compartilha sua experiência nesse processo inesperado.
Sobre o ministrante:
Pedro Rivero é Vencedor de dois Prêmios Goya pelo curta-metragem Birdboy (2012) e pelo longa Psiconautas: As Crianças Esquecidas (2017), ele também foi responsável pelo primeiro filme espanhol de animação em flash lançado nos cinemas comerciais, A Crise Carnívora (2008). No cinema live-action, coescreveu O Poço (2019), dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia, premiado nos festivais de Sitges e Toronto e um dos filmes mais assistidos da história da Netflix. Mais recentemente, Pedro roteirizou O Poço 2 (2024) e o longa Rich Flu (2024), presente na programação do XXI Fantaspoa.
Duração: 2h
O XXI Fantaspoa acontece entre 9 e 27 de abril e é uma apresentação da Fantaspoa Produções e do Instituto Ling, e conta com patrocínio da Crown Embalagens e do Banrisul.